quarta-feira, 28 de setembro de 2011

O Poder - Rhonda Byrne



Gente,

Eu tenho que escrever sobre esse livro e contar a vocês sobre ele. Estou numa onda super ‘pensamento positivo’, pois acabei de terminar um belo curso de PNL – Programação Neurolinguística – com a professora Dhelba Alliegro ( uma fofa, adoro você!) e estou num constante exercício de elevar minha vibração e meu comportamento para algo melhor.

Quando tenho tempo e/ou quero distrair minha cabeça, sempre passo na livraria e revistaria Super News, pois lá encontro sempre algo interessante para ler. Não resisti e acabei comprando o maravilhoso ‘ O Poder’ de Rhonda Byrne.

Sim, eu tenho consciência de que o livro ‘The Secret’ – ‘O Segredo’ foi altamente criticado. (A primeira obra de Rhonda, que falava sobre o poder da Atração). As pessoas – principalmente os céticos - diziam que ‘The Secret’ – ‘O Segredo’, embora tenha estourado de vendas, era ilusório, mostrava que as coisas eram conquistadas apenas com o poder do pensamento e pronto. Eles diziam até mesmo, que a autora ‘negava’ a realidade em que vivíamos.

Eu confesso que tive parte desse ‘preconceito’ quando ‘O Segredo’ surgiu. O li sim, e gostei, mas algo dentro de mim duvidava das coisas que eram ditas, pois eu sempre fui uma pessoa ‘pés no chão’, apesar de ser na essência, uma eterna otimista...
Até que, após 4 aninhos de vivência  dessa paulistana doida que lhes escreve (pois o ‘The Secret – O Filme’ surgiu em 2006) e após estudar a PNL, pude finalmente compreender que de fato, a autora está certa. Porém, claro que estudei a Lei da Atração de uma outra forma – através da lente científica da PNL.

Então, primeiro que lhes aconselho sim a comprar e ler ‘O Poder’. Afinal, ‘O Poder’ é a continuidade da obra ‘O Segredo’, mas não é necessário ler o primeiro livro para poder compreender o segundo, que traz a mesma mensagem em sua essência.

Segundo, vamos às explicações das obras, e da 'lei' do pensamento positivo:
1)    
A  Lei da Atração tem Base Científica
Sim galera, a lei da atração não foi criada a toa. Ela tem um embasamento científico, que faz parte da chamada ‘Física Quântica’. Nessa disciplina, compreendemos que de fato, somos energia, e que atraímos sim tudo o que conquistamos. Da mesma forma, como o ímã tem suas explicações científicas para atrair os metais, nós também atraímos situações, e pessoas. Afinal, também contemos substâncias materiais que realizam o processo de atração. Portanto, elimine a idéia de que isso não existe, porque existe sim!

2)    Não basta só Crer – Tem que fazer!
Gente, não adianta dizer ‘Eu quero trabalhar’ e não mover um dedo do pé para colocar um sapato e distribuir currículos. Claro que a Lei da Atração funciona, mas nós temos que fazer nossa parte. Nós somos inteligentes, e temos condições de fazer muito pelo o que queremos conquistar. Existe algo pendente para você fazer, para atrair aquilo que deseja? Então faça-o agora !

3)    Nossa mente e nosso cérebro são Máquinas – Basta sabermos como mantê-las funcionando a nosso favor !
Nesse quesito, a PNL – Programação Neurolinguística – pode ser mais clara. Nós temos um cérebro, que comanda nossas ações. Toda crença que possuímos, cada hábito adquirido ao longo do tempo, foi ‘aprendido’ – ou seja, nós aprendemos a fazer tudo o que fazemos hoje em dia, desde escrever, dançar, cantar, raciocinar de forma geral. Da mesma forma que aprendemos a ser do jeito que somos hoje, podemos ser de forma diferente amanhã, desde que façamos o mesmo processo de aprendizado anterior. Se você hoje aprendeu que colocar o dedo molhado na tomada dá choque, tomou o choque para comprovar, provávelmente nunca mais colocará o dedo na tomada, certo? A mesma coisa ocorre com o que queremos conquistar. Se você quer passar no vestibular, e viu que estudar sem parar e não dormir direito não te ajudou a passar nesse ano, então ano que vem terá que estudar de outra forma, dormindo as horas necessárias, se alimentando direito, etc, para que consiga passar no vestibular do ano que vem. Ou seja, temos uma máquina dentro de nós. Basta sabermos como ela funciona, e fazermos diferente da próxima vez, para atingir o que queremos!  

4)    Autoconhecimento é Fundamental
Pessoal, o autoconhecimento é mais do que fundamental. É a base de tudo. Se você ‘detesta’ trabalhar com números e está se candidatando a uma entrevista de emprego que tenha como função principal lidar com os números, óbvio que suas perspectivas de não passar são maiores do que se estivesse se candidatando a uma vaga para trabalhar na área comercial, que envolve menos números e mais comunicação. Ou seja, não adianta você dizer ‘Eu quero isso’, se você de fato, ‘não quer’. Portanto, foque no que você é em sua essência, e estimule metas que você quer, DO FUNDO DE SEU CORAÇÃO...

Quando compreendi esses tópicos, li a obra ‘O Poder’ de uma forma muito, mas muito mais ‘aberta’ do que quando li ‘O Segredo’. E dessa forma, pude extrair os ensinamentos de forma que os mesmos pudessem ser adequados a minha realidade pessoal. Sem ilusões, de forma científica e muito mais feliz! J
Algo que adorei na obra ‘O Poder’, foi o fato da autora ter usado exemplos de pessoas que se utilizaram dos métodos de atração e pensamento positivo para prosperarem e atingirem seus objetivos, dentre eles Albert Einstein, Arnold Schwarzenegger.

Fica a dica ! J

Nenhum comentário:

Postar um comentário